Queimadas em perímetro urbano

Queimadas em perímetro urbano

slide queimada..download

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz orientação quantos o perigo das queimadas nesta época de estiagem.

As queimadas urbanas prejudicam a população principalmente em períodos de estiagem, como o que ocorre neste momento, e são consideradas um crime ambiental. A queimada feita na área urbana é uma prática comum dos moradores das cidades, ela resume em atear fogo no lixo, restos de podas e roçagem, em terrenos e espaços vazio com muito mato. Mesmo sendo nociva ao meio ambiente a saúde e proibida por lei, essa prática continua ano a ano aumentado, e no período de estiagem os focos de queimada acabam aumentando.

Você sabia que a queima de lixo, ainda que em propriedades particulares é crime? A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, descreve no artigo 54 o crime de poluição, que configura o ato de causar poluição, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais, ou destrua a flora. A queima de lixo doméstico praticado por diversos cidadãos como forma de dar fim a lixos em terrenos baldios, além de causar danos à saúde pública com a fumaça, provoca risco de incêndio em proporções maiores, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais nas redondezas. O município de São José da Bela Vista, atualmente é respaldada pela Lei Municipal nº1329 de 2010 e o decreto 1477 de 2010 que dispõe sobre a proibição de queimadas no perímetro urbano do município.

O QUE NÃO FAZER!

Não jogue lixo, papel, madeiras, sofás, móveis, galhos, folhas, capim, em terrenos, ruas, calçadas ou áreas baldias. Se você acumular lixo próximo de sua casa, ele poderá retornar para você e sua família, na forma de fumaça tóxica. Não queime nada! Ninguém tem o direito de fabricar e exportar fumaça, para que as demais pessoas tenham que respirar esse tipo de lixo gasoso. Não permita que coloquem fogo nas proximidades de sua casa, de sua família, de seus filhos, já nascidos ou em gestação. Se puder, sem correr riscos, e sem invadir propriedades, apague o fogo e DENUNCIE.

Para denunciar queimadas no perímetro urbano entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo número 3142-1215.
Para alertar sobre incêndios de grandes proporções entrar em contato com o corpo de bombeiro de Franca pelo telefone 3721-2333.
Para denunciar queimadas em área rural (vegetação), entrar em contato com a Cetesb pelo telefone 3724-5922.