Mais ÁGUA em São José

Estamos trabalhando para trazer a água de volta para nossa cidade.

Nossa ETA (Estação de Tratamento de Água) estava literalmente abandonada. Uma prova disso, é a manutenção, que deveria ser feita de seis em seis meses, ou até anualmente de acordo com a qualidade da água. No caso da nossa cidade, a última limpeza no tranque aconteceu só em 2014. Foram quase 7 anos sem limpeza em um dos decantadores da estação. Com a limpeza, aumentamos o armazenamento, a pressão da água e claro, a sua qualidade.

Em 2020, a ETA passou por um reparo que precisou ser refeito nesta nova gestão. Em 2021, investimos aproximadamente 20 mil reais em manutenções, abrangendo: impermeabilização | troca de leito filtrante | reparo no registro | serviço de manutenção. Todos estes itens foram estratégicamente pensados para que não afetasse o abastecimento da cidade, com duração total de 2 meses de obras. Com o trabalho, reparamos vazamentos de água, aumentamos a vazão, pressão e distribuição. Hoje, temos uma água muito mais limpa.

Com a ajuda das Vereadoras Fernanda Limonti e Maria Luiza, conquistamos junto ao Deputado Federal Ricardo Silva, o valor de R$450 mil reais para interligar as caixas de reservatórios e bombeamento. Hoje, nossa cidade conta com 02 reservatórios. O menor, com capacidade para 880 mil litros de água está em funcionamento. Já o reservatório maior, com capacidade de 1 milhão de litros, foi inaugurado em 2008 e nunca funcionou. Isso mesmo, foram mais de 13 anos de uma obra praticamente finalizada que não ofereceu nenhuma melhoria para a vida da nossa população. Nosso objetivo é começar a obra o quanto antes, para que em 2023 ou até mesmo em 2022, já possamos contar com mais água em nossa cidade.

Em 2021, fomos a primeira cidade a decretar Estado de Emergência durante a seca. Depois de muito trabalho, e com o apoio da Deputada Carla Zambelli, conseguimos uma emenda no valor de um milhão e meio de reais para solucionar emergencialmente os problemas da nossa água.


O valor destinado pela Deputada Carla Zambelli será destinado para melhorias nos decantadores, compra de um novo filtro, atualizações e instalação de medidores. As obras estão previstas para começar este ano e devem terminar já em 2023.

Mesmo com tanto investimento, para resolver de vez por todas os problemas de falta de água em nossa cidade, teremos que trocar praticamente todo o encanamento e tubulação da cidade. É uma obra que deve durar de 06 a 08 anos com estimativa de investimento de mais de cinco milhões de reais. 

O problema é histórico.
A solução é gradativa.
Mas não mediremos esforços para que seja resolvido.
Água é um direito de todos!